Projecto de Integração das TIC no Ensino do Português

e.Portfolio de Sandra Leonor Ferreira (Escola Secundária de Henriques Nogueira)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ferramentas WEB 2.0 em contexto Educativo - Top 10

A elaboração de um top 10 implica uma ordenação de elementos por ordem de relevância. Mas, considerando que as ferramentas da web 2.0. que a seguir apresento são complementares, prefiro não seriá-las.

Google sites - Pode ser o ponto de partida para o nosso portfolio digital. Aqui alojaremos os nossos sonhos e projectos. Ou faremos os nossos alunos alojarem os seus. Nunca usei esta ferramenta, mas pretendo fazê-lo em breve, para desenvolver o meu trabalho-projecto para o curso de formação que frequento neste momento e para os meus alunos alojarem os seus trabalhos relativos ao concurso «Inês de Castro», promovido pelo Plano Nacional de Leitura e pella Fundação Inês de Castro.

Blogger - Pode ser o nosso portfolio ou pode constituir parte dele. Pela sua organização cronológica é ideal para, por exemplo, disponibilizar os sumários e materiais utilizados em aula,
disponibilizar actividades, construir um diário de turma ou de pequeno grupo, construir um jornal, divulgar textos produzidos pelos alunos, fazer debates,… No ano lectivo 2005/2006 criei, com uma turma de 11.º ano o blogue Diz-me o que lês, no qual os alunos publicavam os seus trabalhos de resposta ao contrato de leitura.

Google Grupos - Penso que é uma ferramenta pouco utilizada, em ambiente educativo, mas possibilita a criação de uma pequena comunidade que pode ser restrita, por exemplo, a nossa turma, ou alargada. Aqui podemos criar páginas personalizadas de conteúdos muito facilmente. A principal virtude desta ferramenta é possibilitar a existência de debates entre os membros do grupo, on-line ou por e.mail. Nunca usei esta ferramenta em educação, mas juntamente com um técnico da DREL, que dá apoio a deficientes visuais e uma professora brasileira, faço a gestão de um grupo chamado Ondas Livrescas, que tem como objectivo tornar acessível a leitura a deficientes visuais através da digitalização e partilha de obras. O acesso a este grupo, por motivo de protecção dos direitos de autor, é restrito a portadores de deficiência visual.

Podomatic - Para construir um “audioblogue” (a palavra já existe?), uma emissão de rádio, um programa de leituras, um jornal radiofónico,… Estou a iniciar-me nesta ferramenta.

Wordle - Óptimo em aula de língua materna e não materna para trabalhar os campos lexicais e semânticos. Podemos partir do texto para o Wordle ou do Wordle para o texto. Esteticamente, pode também ser bastante atractivo. Já comecei a usá-lo em aula. Veja-se o resultado quando se coloca o texto integral de:

- O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro

- História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar, de Luís Sepúlveda

Flickr - Para construir o álbum da nossa turma, de uma visita de estudo, de uma actividade escolar, de uma corrente artística,…

YouTube - Uma das ferramentas mais populares da Web 2.0. É fácil encontrarmos preciosidades. E basta colar um código que o próprio Youtube fornece para o vídeo aparecer no nosso site. Mas como o lema é «Broadcast Yourself», convém começarmos nós próprios a produzir vídeos. E colocarmos os nossos alunos a produzí-los. Eles aprendem num instante.Já tive alunos do ensino secundário a produzir vídeos (cenas de Frei Luís de Sousa e vídeos com leituras de poemas de Cesário Verde e Fernando Pessoa), mas publiquei-os apenas na plataforma Moodle.

Enquanto não começo a Broadcast MySelf, aqui fica uma preciosidade.

Hi5 - É essencial não perdermos o contacto com os nossos alunos, mesmo quando eles já não
são nossos alunos. E, caso publiquemos um trabalho deles no nosso portfolio, será interessante colocarmos um link para o seu perfil. Quem viu/leu/ouviu sempre pode entrar em contacto com o artista. E sempre pode servir para os alunos construírem o seu próprio portefólio.

Wirenode - Para construirmos a versão móvel do nosso portfolio (necessariamente reduzido).

Mobile Study - Ora vamos lá ver o que aprendemos.... Faça o teste on-line ou no seu telemóvel...

2 comentários:

alessandra polo disse...

Adorei esse material, gostaria de saber como posso falar com vc, para me ajudar e orientar a organizar alguns projetos, nas escolas onde atuo.
Professora alessandra Polo
alessandrapolo@gmail.com

alessandra polo disse...

Adorei esse material, gostaria de saber como posso falar com vc, para me ajudar e orientar a organizar alguns projetos, nas escolas onde atuo.
Professora alessandra Polo
alessandrapolo@gmail.com