Projecto de Integração das TIC no Ensino do Português

e.Portfolio de Sandra Leonor Ferreira (Escola Secundária de Henriques Nogueira)

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

As TIC e a Formação de Professores

Penso que, num período anterior àquele em que nos encontramos, houve um considerável investimento na formação contínua de Professores nas TIC. Uns aproveitaram mais, outros menos. Os que aproveitaram menos foram os mais resistentes, os que acham que não é este o caminho. E acabam por funcionar, penso que inconscientemente, como uma força de bloqueio. Cada vez mais confirmo a ideia de que quanto mais professores de um determinado grupo-turma utilizarem as TIC em contexto educativo, mais fácil é para cada um dos professores trabalhar com os alunos quando elas são utilizadas. E uma significativa parte dos professores ainda trabalha apenas com a Web 1.0, tratando cerimoniosamente o computador por você.
Por outro lado, o investimento na formação de professores nem sempre tem um bom retorno, porque alguns professores, depois de terem feito formação, onde desenvolveram um bom trabalho, acomodam-se e não aplicam os conhecimentos adquiridos ou não procuram desenvolvê-los.
As TIC estão em constante evolução e os cursos de formação são apenas um ponto de partida. O resto da corrida (que, por sinal, não parece ter um final) só será um sucesso se investirmos o capital de que dispomos: o nosso esforço autodidacta.
Penso que a Web 2.0 não é o futuro na educação. É o presente. Mas, desde sempre, a escola tem dificuldade em descolar do passado. Nisso a tradição mantém-se.

Sem comentários: