Projecto de Integração das TIC no Ensino do Português

e.Portfolio de Sandra Leonor Ferreira (Escola Secundária de Henriques Nogueira)

sábado, 30 de janeiro de 2010

Três palavras para descrever o uso das TIC na sala de aula

Aventura

Neste momento ainda pode ser um risco utilizar Web na sala de aula, especialmente se não se prepara bem a actividade e não se antecipam os precalços. Os computadores poderão estar em número inferior ao previsto, podem faltar tomadas e extensões para carregar os portáteis (sim, o número de extensões e de tomadas na sala de aula também é um problema com que me defronto), a net pode não estar disponível no exacto momento em que precisamos dela, com frequência quando há um problema para o professor resolver, todos os alunos, cuja principal virtude não é a paciência, têm esse problema ao mesmo tempo, um ou outro aluno foge para a sua página do hi5 ou para um jogo.... Mas, se tudo corre bem, e as coisas tendem a correr cada vez melhor, a satisfação, nossa e dos alunos, é muito compensadora. E quem não gosta de uma boa aventura?

PartilhaCor do texto

É uma das grandes vantagens da utilização da Web. Nunca foi tão facilitada a circulação da informação entre professores, alunos, pais e encarregados de educação e comunidade.

Poupança

... de recursos materiais, nossos, dos alunos, da escola, do planeta. Já pensaram quantas árvores continuam de pé só porque nós em vez de tirarmos mais uma fotocópia, que, muitas vezes, é atirada ao lixo ou esquecida num dossiê ou gaveta, fazemos os nossos exercícios na web?

A única coisa que não poupamos é o nosso tempo

Sem comentários: