Projecto de Integração das TIC no Ensino do Português

e.Portfolio de Sandra Leonor Ferreira (Escola Secundária de Henriques Nogueira)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Hot Potatoes

Antes de iniciar este curso já trabalhava com o Hotpotatoes, pelo que não tive qualquer dificuldade em elaborar os exercícios mais básicos.
No entanto, quis ir mais longe e fazer com este programa coisas que nunca tinha feito antes, como introduzir elementos multimédia. Comecei por tentar fazê-lo através da opção «inserir objecto multimédia». No entanto, não me agradou o resultado final, já que na página web do exercício fica apenas um link, que, ao ser carregado, abre uma outra janela. Resolvi então encontrar modos de contornar o problema. A inserção de vídeos foi tarefa fácil. É uma questão de inserir o código HTML que é fornecido pelo Youtube.
Assim nasceu o exercício «Adeus pai» (JQuiz)
Nota: Encontrei o vídeo que pretendia usar no YouTube, mas ele era mais extenso do que eu pretendia. Fiz o seu download, cortei a parte que não me interessava no Movie Maker e fiz o upload do vídeo com a extensão certa. Dá trabalho, mas quem corre por gosto não cansa.
O exercício «Cavaleiro Andante» (JCloze) também foi feito com um vídeo do You Tube. Mas eu não queria o vídeo, queria apenas o áudio. Decidi usar a Ferramenta Voki para inserir o ficheiro áudio no exercício, mas não consegui carregar o ficheiro. Deu erro. Ficheiro grande de mais?
Acabei por construir outro exercício JCloze em que consegui usar o Voki («Os Números»). A minha voz não é tão bonita como a do Rui Veloso, mas ...
Com o Jcross construí um exercício de palavras cruzadas.(«Meios de Transporte») As pistas são imagens. Sem problemas.
Com o JMix, fiz muito rapidamente um exercício de ordenação de elementos de uma frase. Demasiado básico... Tentei criar um exercício com um grau de dificuldade superior recorrendo a imagens de frutos que deveriam ser ordenados alfabeticamente. A inserção de imagens não funcionou. Enfim, esta ferramenta não me parece muito interessante para os níveis de ensino com os quais trabalho.
Com o JMatch, criei facilmente o exercício «As Cores». Numa das colunas utilizei texto. Na outra, imagens.
As diferentes ferramentas podem implicar graus de dificuldades diversos, mesmo quando o conteúdo é igual. Por exemplo, para estudar o verbo «ter» o aluno pode começar por resolver um exercício de correspondência e depois o exercício lacunar. Outras possibilidades podem ser exploradas.
Este tipo de exercícios parecem-me óptimos sobretudo para ajudar os alunos a estudar. E normalmente eles gostam muito de os fazer. O Moodle possibilita a inclusão dos exercícios do Hotpotatoes como recurso; e regista quem fez o exercício, quando e com que resultados.
O que não me agrada:
- não poder centrar texto nos exercícios.
- Não poder misturar as várias tipologias de exercício. (se calhar é possível, eu é que ainda não o sei fazer.)
- Não saber para que serve «The Masher» (Se calhar para resolver algum dos problemas que aponto). Mas ainda não tive tempo de explorar esta secção.
- O excessivo tempo que despendo na elaboração dos exercícios. (Na verdade, cansamo-nos, mesmo quando trabalhamos com gosto)
Todos os meus exercícios foram incluídos na disciplina «A Árvore – Materiais para Português Língua Não Materna» criada no Moodle da minha escola. Era uma área de acesso reservado, mas eu configurei-a de modo a que todos a possam visitar. Ainda falta fazer muita coisa, mas já está a ser usada pelos alunos. Haja tempo e ideias que o trabalho aparecerá.
Os exercícios elaborados por mim podem ser descarregados aqui.

Sem comentários: