Projecto de Integração das TIC no Ensino do Português

e.Portfolio de Sandra Leonor Ferreira (Escola Secundária de Henriques Nogueira)

domingo, 31 de janeiro de 2010

Anteprojecto

Escrevo este texto já com quase um mês de atraso, daí que esteja a falar do meu anteprojecto, quando já deveria estar a falar do meu projecto final. Não deixei de pensar no que poderia fazer ou deixar de fazer desde que entreguei o meu esboço de trabalho no final de Novembro, mas desde aí o tempo para me dedicar ao meu projecto tem sido muito escasso.

Há dois meses apresentei à Adelina «A Árvore da Língua Portuguesa» como um projecto de integração das TIC no Processo de Aprendizagem do Português Língua Materna e do Português Língua Não Materna (PLNM). A minha tendência para a dispersão e o desejo de querer fazer tudo, levou-me a esboçar um projecto em que tentava integrar todos os níveis que lecciono no corrente ano lectivo, que não são poucos (7.º ano, 10.º ano – profissional, 12.º ano do Ensino Recorrente por Módulos capitalizáveis, Português Língua Não Materna - iniciação). O tempo ensina-nos muito e a falta dele ainda mais. Considerando que esta acção destina-se sobretudo à produção de materiais para Português Língua Segunda, resolvi concentrar a minha atenção no PLNM. No momento só tenho um aluno neste nível (um Sul-Africano que, apesar de ter pais portugueses, chegou a Portugal sem falar uma palavra de português), mas estou a apreciar muito o trabalho que estou a desenvolver e penso que o que faço hoje pode ser usado e melhorado amanhã. Não significa isto, no entanto, que não aplique os conhecimentos que tenho vindo a adquirir neste curso nos restantes níveis de ensino.

Eis as ferramentas Web 2 que pretendo usar no meu projecto:

- Google Sites

- Google Docs

- Google Tradutor

- Blogger

- Wirenode

- Wikispace

- You Tube

- Voki

- My Podcast

Algum do software já utilizado:

- Windows Movie Maker

- Audacity

- Hotpotatoes

- Cmaps

Neste momento, quando as minhas ideias já estão mais claras, penso desenvolver o meu trabalho da seguinte maneira:

- O meu blogue será um portfólio, que reunirá as minhas reflexões sobre a utilização das TIC. Não se destina, portanto, a alunos. Gostaria antes que fosse um espaço de partilha de experiências com os meus colegas.

- Na plataforma Moodle, qpretendo disponibilizar os diferentes exercícios para os alunos.

- Quanto ao Google Sites, algumas ideias foram surgindo e sendo abandonadas. Não sou fã desta ferramenta, mas acabei por me decidir a utilizá-la para construir uma espécie de guia de aprendizagem do PLNM. Só esta semana me decidi a seguir este caminho, por isso ainda não tenho nada para além do esqueleto. Estou a orientar dois grupos de alunos de 7.º ano que se inscreveram no concurso Inês de Castro, organizado pelo Plano Nacional de Leitura e pela Fundação Inês de Castro, a construção dos sites será feita no Google Sites.

- Gostaria também de usar a página que criei no Wirenode para propor actividades a desenvolver pelo aluno autonomamente durante a aula de Português, quando este está integrado na turma (de 7.º ano). Como o aluno ainda não consegue acompanhar o resto da turma, tenho de preparar para ele sempre tarefas adaptadas. Ora, descobri esta semana que o aluno recebeu pelo Natal um ipod )daqueles que parecem o iphone) que tem ligação à internet. Não posso deixar de aproveitar, pois não?

- Quando penso na rede social que criei no Ning, não sei o que fazer.Tem alguns recursos bastante interessantes, mas não me estou a ver a levar os alunos a fazerem mais um registo. Portanto, é quase certo que esta rede fique fora do meu projecto inicial. È algo em que tenho de pensar melhor.

De qualquer maneira, espero aproveitar ao máximo as próximas três semanas... Quem sabe se não surge mais alguma ideia.

E espero que o trabalho que apresentarei no final do curso seja apenas o início de um percurso.

Sem comentários: