Escrevo este texto já com quase um mês de atraso, daí que esteja a falar do meu anteprojecto, quando já deveria estar a falar do meu projecto final. Não deixei de pensar no que poderia fazer ou deixar de fazer desde que entreguei o meu esboço de trabalho no final de Novembro, mas desde aí o tempo para me dedicar ao meu projecto tem sido muito escasso.
Há dois meses apresentei à Adelina «A Árvore da Língua Portuguesa» como um projecto de integração das TIC no Processo de Aprendizagem do Português Língua Materna e do Português Língua Não Materna (PLNM). A minha tendência para a dispersão e o desejo de querer fazer tudo, levou-me a esboçar um projecto em que tentava integrar todos os níveis que lecciono no corrente ano lectivo, que não são poucos (7.º ano, 10.º ano – profissional, 12.º ano do Ensino Recorrente por Módulos capitalizáveis, Português Língua Não Materna - iniciação). O tempo ensina-nos muito e a falta dele ainda mais. Considerando que esta acção destina-se sobretudo à produção de materiais para Português Língua Segunda, resolvi concentrar a minha atenção no PLNM. No momento só tenho um aluno neste nível (um Sul-Africano que, apesar de ter pais portugueses, chegou a Portugal sem falar uma palavra de português), mas estou a apreciar muito o trabalho que estou a desenvolver e penso que o que faço hoje pode ser usado e melhorado amanhã. Não significa isto, no entanto, que não aplique os conhecimentos que tenho vindo a adquirir neste curso nos restantes níveis de ensino.
Eis as ferramentas Web 2 que pretendo usar no meu projecto:
- Google Sites
- Google Docs
- Google Tradutor
- Blogger
- Wirenode
- Wikispace
- You Tube
- Voki
- My Podcast
Algum do software já utilizado:
- Windows Movie Maker
- Audacity
- Hotpotatoes
- Cmaps
Neste momento, quando as minhas ideias já estão mais claras, penso desenvolver o meu trabalho da seguinte maneira:
- O meu blogue será um portfólio, que reunirá as minhas reflexões sobre a utilização das TIC. Não se destina, portanto, a alunos. Gostaria antes que fosse um espaço de partilha de experiências com os meus colegas.
- Na plataforma Moodle, qpretendo disponibilizar os diferentes exercícios para os alunos.
- Quanto ao Google Sites, algumas ideias foram surgindo e sendo abandonadas. Não sou fã desta ferramenta, mas acabei por me decidir a utilizá-la para construir uma espécie de guia de aprendizagem do PLNM. Só esta semana me decidi a seguir este caminho, por isso ainda não tenho nada para além do esqueleto. Estou a orientar dois grupos de alunos de 7.º ano que se inscreveram no concurso Inês de Castro, organizado pelo Plano Nacional de Leitura e pela Fundação Inês de Castro, a construção dos sites será feita no Google Sites.
- Gostaria também de usar a página que criei no Wirenode para propor actividades a desenvolver pelo aluno autonomamente durante a aula de Português, quando este está integrado na turma (de 7.º ano). Como o aluno ainda não consegue acompanhar o resto da turma, tenho de preparar para ele sempre tarefas adaptadas. Ora, descobri esta semana que o aluno recebeu pelo Natal um ipod )daqueles que parecem o iphone) que tem ligação à internet. Não posso deixar de aproveitar, pois não?
- Quando penso na rede social que criei no Ning, não sei o que fazer.Tem alguns recursos bastante interessantes, mas não me estou a ver a levar os alunos a fazerem mais um registo. Portanto, é quase certo que esta rede fique fora do meu projecto inicial. È algo em que tenho de pensar melhor.
De qualquer maneira, espero aproveitar ao máximo as próximas três semanas... Quem sabe se não surge mais alguma ideia.
E espero que o trabalho que apresentarei no final do curso seja apenas o início de um percurso.
Sem comentários:
Enviar um comentário