Projecto de Integração das TIC no Ensino do Português

e.Portfolio de Sandra Leonor Ferreira (Escola Secundária de Henriques Nogueira)

sábado, 1 de maio de 2010

O vídeo como ferramenta auxiliar na avaliação

O recurso à gravação-vídeo pode ser uma forma de superar a complexidade da avaliação de actividades que não passam pelo suporte escrito. Na verdade, o momento em que os alunos apresentam o seu trabalho não é o ideal para avaliar, uma vez que a nossa atenção pode ser desviada para outras coisas (os outros alunos, por exemplo). E, se não pudermos repetir o momento da apresentação, a justeza da nossa avaliação está certamente comprometida.
A vantagem suplementar da utilização do vídeo é a auto-avaliação. Os alunos, tendo a possibilidade de ver-se e ouvir-se no desenvolvimento da sua actividade, podem reflectir sobre os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, potenciando-se, assim, a correcção das falhas.
No decorrer da aula de Atelier de Expressão, em que os alunos tinham de dramatizar uma cena de História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepulveda (texto que os meus alunos transformaram do modo narrativo para o modo dramático), gravei as suas apresentações.



Para além da excitação que causou verem-se no vídeo e os habituais comentários «não parece nada a minha voz», os alunos depressa identificaram os aspectos que tinham de melhorar. E é esta a avaliação mais relevante.
Ao contrário do que se pode pensar, não são precisos muitos recursos nem conhecimentos para levar a cabo este tipo de trabalho. A gravação foi feita com uma câmara fotográfica digital, o vídeo foi descarregado no computador e as sequências foram ligadas com o Windows Media Player. As imagens podem ser disponibilizadas recorrendo-se ao You Tube, ao Blogger, ao Facebook ou outras ferramentas da web 2.0.

3 comentários:

Cristina Basílio disse...

Boa tarde Sandra.

Também uso o vídeo como ferramenta de auto e hetero avaliação. O visionamneto do filme é útil para captar os aspectos que nos escapam. Costumo fornecer uma grelha de auto-preenchimento que ajudará à recolha de dados para posterior análise e comentário.

Continuação de bom trabalho!

Cristina Basílio

Anónimo disse...

É uma óptima ideia! como diz a Critina Basílio é útil para ver aspectos que nos escapam.
Nunca tive a oportunidade de gravar... pelo menos vídeo.. mas confesso que este ano o meu programa de ouro é o Audacity.. com o qual tenho gravado alguns exercícios de Expressão Oral dos meus alunos... e serve-nos a mim e a eles de avaliação/autoavaliação.
E-beijinhos,
Rubi Torres.

Anónimo disse...

Olá, Sandra!
Sem dúvida é uma óptima ideia.
Aliás, sou da opinião que por exemplo os exames de Expressão oral deviam ser gravados para que os próprios alunos pudessem ouvir aquilo que disseram e auto-avaliarem-se.
Fiz alguns exercícios de expressao oral e gravei-os para que os alunos pudessem fazer isso. A experiência foi muito boa.
Vamos ver quando tenho uma oportunidade de fazer isso com vídeo.
E-beijinhos,
Rubi Torres