Projecto de Integração das TIC no Ensino do Português

e.Portfolio de Sandra Leonor Ferreira (Escola Secundária de Henriques Nogueira)

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Da Web 1.0 à Web 2.0


Penso que o quadro apresentado procura mostrar de forma estática o processo dinâmico de evolução da internet.
Se, num momento inicial, a rede era preferencialmente um espaço de consulta, em que o internauta consumia passivamente os conteúdos disponibilizados, progressivamente esse internauta tornou-se mais activo, conquistando o seu espaço, impondo a sua voz, fazendo sua uma internet que era do outro. A «disponibilização de conteúdos» passou a ser «partilha de conteúdos». Assim sendo, podemos dizer que a evolução da Web 1.0 para Web 2.0 correspondeu a um progressivo aumento da interactividade e a uma emergência do «eu», coadjuvados pelo número crescente de ferramentas que permitem que os internautas, mesmo sem grandes conhecimentos informáticos, publiquem conteúdos na internet, já que o uso dessas ferramentas é bastante intuitivo.
Um outro aspecto desta evolução é a democratização no acesso à informação: assistimos a uma sucessiva diminuição do preço do hardware e dos serviços de transferência de dados e a um gradual aumento da velocidade dessa transferência de dados. Se há 10 anos pagávamos cada minuto em que nos mantínhamos ligados à grande rede, o que tornava proibitivo a utilização de ferramentas de Web 2.0, hoje em dia podemos contratar um serviço que nos permite estar ligados permanentemente à internet, sem que as nossas despesas aumentem.
Mas esta democratização não deixou de ter o seu preço:
os serviços «oferecidos» pela web 2.0 são sobretudo pagos por receitas publicitárias, pelo que podemos dizer que pagamos indirectamente por eles, já que essa publicidade alimenta a nossa fúria consumista;
  • a vida privada tornou-se menos privada. Assistimos por vezes a uma devassa da intimidade, que não conhece nem leis nem fronteiras. E mesmo que se consiga, por força de lei, proibir determinado conteúdo, há sempre mais alguém pronto para disponibilizar o proibido;
  • os conteúdos de qualidade e fiabilidade duvidosa proliferam. E muitos são os internautas a quem falta o espírito crítico para distinguir o bom do mau;
  • a noção de «direitos de autor» esbateu-se. vulgarizou-se o download ilegal e o plágio.
Por último, há a destacar que a escola revela uma enorme fragilidade perante esta mudança, pois está sempre na rectaguarda, por falta de recursos materiais e pela frequente baixa formação dos seus recursos humanos.
Mas cá estamos nós todos a tentar contrariar esta tendência...

(Texto redigido para o fórum «Da Web 1.0 à Web 2.0» do Curso de formação «MIPL2.0»)

domingo, 29 de novembro de 2009

Plantando «A Árvore»

Este blogue deve o seu plantio ao curso de formação de professores do Instituto Camões, «Materiais Interactivos para Português Língua Segunda na Web 2.0» (ministrado por Adelina Moura), que frequento desde o passado dia 6. Será o meu diário de bordo do trabalho-projecto «A Árvore da Língua Portuguesa: projecto de integração das TIC no ensino do português».
Espero que este seja, para além de um repositório das minhas descobertas e experiências, um espaço de partilha. Plantada a árvore, vamos então esperar pelas flores e pelos frutos.